TECNOLOGIA EDUCACIONAL
(fragmento
retirado de texto do WIKIPÉDIA)
Nas
décadas de 1950 e 1960, a tecnologia educacional apresentava-se como
um meio gerador de aprendizagem, para resolver problemas educacionais
dentro de uma concepção tecnicista de educação. Na década de 70
, passou a fazer parte do ensino como processo tecnológico. Em 1971,
foi realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)um
seminário sobre o uso de computadores, em 1973 a Universidade
federal do Rio de Janeiro (UFRJ) usou software de simulação no
ensino de química e, assim, muitos outros começaram as
experiências.Portanto, existiam no início dos anos 80 diversas
iniciativa sobre o uso da informática na educação do Brasil. Esses
esforços resultaram no interesse do Ministério de Ciência e
Tecnologia (MCT) na disseminação da informática na sociedade,
despertaram o interesse do governo e de pesquisadores das
Universidades na adoção de programas educacionais baseados no uso
da informática. Em meados de 90, caracterizou-se pela busca de novas
concepções sobre o uso das tecnologias no campo educacional.
A
tecnologia educacional é a área de conhecimento onde a tecnologia
se submete aos objetivos educacionais. Ela procura auxiliar o
processo ensino e aprendizagem de modo a propiciar formas adequadas
de utilizar os recursos tecnológicos na educação, preocupando-se
com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade
dos educandos, da escola, do professor, da cultura em que a educação
está inserida.
Contínuas
transformações tecnológicas em todo o mundo vem influenciando as
relações sociais. Neste contexto a Escola, ambiente onde se
constrói a educação formal e, portanto, um ambiente por natureza
social, começa a refletir sobre a influência das Novas tecnologias
no processo de ensino e aprendizagem. Nestes termos, como resultado
do avanço das pesquisas em microeletrônica, no início do século
XXI as tecnologias começam a ser vistas e usadas numa outra
perspectiva no processo educativo. A escola começa a se apropriar do
uso técnico dos recursos tecnológicos para em seguida repensar as
formas e metodologias adequadas a cada contexto social.Neste tempo as
Tecnologias educacionais deixam de ser encaradas como meras
ferramentas que tornam mais eficientes e eficazes já sedimentados,
passando a ser consideradas como elementos estruturantes de um outro
modo de pensar a educação, mediada pela Tecnologia e esta submetida
aos objetivos pedagógicos, com o objetivo de expressar a diversidade
cultura e à realidade em que cada escola se insere, a diferentes
metodologias usando recursos tecnológicos. Nesse sentido, a TV, o
vídeo, o Rádio_(comunicação), a Internet, o material impresso
possibilitam articularem-se novas linguagens e novas forma de
apropriação do conhecimento na escola. É crescente o número de
escolas e centros de educação que estão usando ferramentas on-line
e colaborativas para aprendizado e busca de informações. As
principais ferramentas usadas e conhecidas são agregação e
distribuição de conteúdo (RSS, ATOM), Ambientes de aprendizagem
como Weblogs (BLOGs), WebQuests e Wikis e objetos educacionais.
Todas as
ferramentas podem ser utilizadas como instrumentos educacionais. No
entanto,faz-se necessário avaliar sua aplicação de modo a promover
a aprendizagem significativa, crítica e reflexiva.
Historicamente
o uso das tecnologias na educação apoiou-se em 3 eixos sociais; a
comunicação, a psicologia da aprendizagem e a teoria sistêmica.
Podemos dizer que a didática (construir, ampliar e revisar o
processo) foi deixada de lado. Já a ciência e a técnica, se
separaram, provocando algumas arbitrariedades em suas relações.
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